quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Namaste e a sua simbologia.

O gesto é o reconhecimento da alma de um no outro. "Nama" significa saudação ou reverência, "as" quer dizer eu e "te", a ti. Logo, Namasté literalmente significa "saudação eu a ti" ou "Eu te saúdo" ou seja, O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti. Para fazer o gesto Namastê, colocamos as palmas das mãos juntas na frente do chakra do coração, em frente ao terceiro olho, feche os olhos e arqueie levemente a cabeça. Também pode ser feito da mesma forma, só que trazendo as mãos abaixo do coração. Essa é uma forma especialmente profunda de respeito. Apesar de a palavra Namastê no Ocidente ser dita em conjunção com o gesto, na Índia, é compreendido que o gesto por si só significa Namasté e então, não há necessidade de dizer a palavra quando saúda ou reverência.

Trazemos as mãos em direcção ao chakra do coração para aumentar o fluxo do amor Divino. Arquear a cabeça e fechar os olhos ajuda a mente a render-se ao Divino no coração. Pode fazer o Namastê a si próprio como uma técnica de meditação para atingir na plenitude o chakra do coração; quando feito a outra pessoa, apesar de rápida, é igualmente uma bonita meditação. Para um aluno ou professor, o Namastê permite que dois indivíduos se encontrem energeticamente para estabelecer uma conexão, livre da obrigação da ego-conexão. É realizado com um sentimento profundo no coração e com a mente rendida, uma profunda união de espíritos pode florescer.

O ideal é que ambos Namastê sejam feitos no início e final de uma aula ou terapia. O professor/terapeuta inicia Namastê como símbolo de gratidão e respeito em relação ao Outro e convida-o a conectar-se a sua linhagem, permitindo que a Verdade flua.

A verdade que todos somos UM quando vivemos com o coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário